domingo, 27 de maio de 2007

Pentecoste – Festa das Semanas


Pentecoste – Festa das Semanas

Três vezes os Israelitas foram mandados ir a Jerusalém e celebrar festas.
Deuterônomio 16:9-12 – Páscoa, Pentecoste e Tabernáculo. Neste estudo abordaremos sobre Pentecoste. Pentecoste é a forma Grega para falar de 50. A festa vem 50 dias depois da páscoa. Este é um festival para a celebração da colheita do trigo. Este é também o dia .como ensinado através da tradição oral, que Moisés recebeu a Lei de Deus no Monte Sinaí. Este festival é para ser celebrado trazendo-se dois pães de massa fermentada como oferta voluntária. Esta é uma festa do ajuntamento da ceifa do trigo, um festival de agradecimento no qual Israel expressava sua dependência em Deus para a colheita e pela pão diário. Existiam dois pães oferecidos, ambos de massa levedada, e voluntariamente diante do Senhor. No Monte Sinaí, quando a Lei foi dada a Moisés, o Judaísmo foi nascido. As duas massas de pão simbolizam os dois povos sobre a terra, Judeus e Gentios – ambos com pecado, diferente de Pão sem Fermento na Páscoa que representava um Messias sem Pecado. Com Moisés, nós vemos Deus instituindo a Lei para Israel; depois nós vemos a festa sendo guardada por Jesus e seus discípulos. Os discípulos esperaram pela promessa e Jesus enviou o Espírito Santo para nascer a Igreja – Atos 2:1-13. Então o Sermão de Pedro – Atos 2:14-41. Pedro levantou de onde ele estava sentado e pregou a aqueles que estavam reunidos e 3000 foram adicionados ao Reino naquele dia. Versículo 1, KJV, usa a palavra “casa”. A palavra grega, “oikos”, é a mesma palavra traduzida “templo”. Como ponto de interesse, você pode persuadir 120 pessoas para entrar e esperar na sala da Ceia onde é ensinado que Jesus comeu a Páscoa com Seus discípulos. Não há espaço o suficiente para conseguir 3000 pessoas lá dentro
de uma só vez. No verso 6, a multidão ouviu cada um deles falando em sua própria língua. O salão da Ceia está , a partir do Templo, do outro lado da cidade. Porque Judeus que tinham chegado de todo o mundo conhecido para adorar a Deus no Templo, ajuntaram-se do outro lado da cidade no Salão da Ceia? Eu penso que eles assim não o fizeram! Os discípulos, sendo bons judeus, foram ao Templo para celebração do Festival. Ele estava lá, sobre os degraus da parte sul que conduzia para cima da montanha do Templo que Pedro conduziu a multidão depois que Espírito Santo desceu sobre os120. Aqueles degraus conduziam para o Portão de Huldah ou Portão da Viagem, e naquela base estão uma série de Mikvot, o ritual dos banhos por imersão. Estes banhos podem ser vistos hoje: a área inteira tem sido escavada e está aberta ao público. Este é o lugar onde os judeus iam cumprir o ritual da limpeza antes de subirem para o Templo. O sacerdote permanecia acima dos peregrinos e dirigia a própria imersão do fiel, depois eles poderiam ir para o complexo do Templo. Em Atos 2: 38, Pedro diz a multidão para arrepender-se e ser batizada . Eu creio que Pedro foi ao topo da escadaria e apontou para o Mikvot quando ele falou. No verso 42 nós lemos que aqueles que aceitaram sua mensagem foram batizados e cerca de 3000 foram acrescentados ao seu numero naquele dia. O Mikvot foi suficiente para permitir aquele o número ser batizado em pouco tempo. Isto parece tranqüilamente fácil, se você considerar que isto foi um ritual onde eles estavam com a família.
Com isto, a Igreja nasceu...Jesus tinha guardado a próxima festa na ordem depois da festa das Primícias. Agora você tem a oportunidade a Festa das Semanas da mesma forma que a igreja primitiva fez. Eles receberam o Espírito Santo de Jesus, da forma que Ele prometeu. Os eventos
significantes da Vida de Jesus, SHAVUOT, morte e ressurreição, coincidiram com as Festas...
Seu Reino e o estabelecimento de sua vontade, não há dúvida, seguem o exemplo.
Judeus lêem a história de Rute no dia de Pentecoste, até hoje. Ela é a história de amor e devoção, e está centralizada em volta da colheita. A história também relata a união de Rute, a moabita, a mulher gentia que veio conhecer Noemi e seu DEUS , e foi aceita. No nascimento da Igreja, o caminho foi pavimentado para ambos Judeus e Gentios aceitar e serem aceitos como uma parte da Família de Deus.



















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