Pentecoste – Festa das Semanas
Três vezes os Israelitas foram mandados ir a Jerusalém e celebrar festas.
de uma só vez. No verso 6, a multidão ouviu cada um deles falando em sua própria língua. O salão da Ceia está , a partir do Templo, do outro lado da cidade. Porque Judeus que tinham chegado de todo o mundo conhecido para adorar a Deus no Templo, ajuntaram-se do outro lado da cidade no Salão da Ceia? Eu penso que eles assim não o fizeram! Os discípulos, sendo bons judeus, foram ao Templo para celebração do Festival. Ele estava lá, sobre os degraus da parte sul que conduzia para cima da montanha do Templo que Pedro conduziu a multidão depois que Espírito Santo desceu sobre os120. Aqueles degraus conduziam para o Portão de Huldah ou Portão da Viagem, e naquela base estão uma série de Mikvot, o ritual dos banhos por imersão. Estes banhos podem ser vistos hoje: a área inteira tem sido escavada e está aberta ao público. Este é o lugar onde os judeus iam cumprir o ritual da limpeza antes de subirem para o Templo. O sacerdote permanecia acima dos peregrinos e dirigia a própria imersão do fiel, depois eles poderiam ir para o complexo do Templo. Em Atos 2: 38, Pedro diz a multidão para arrepender-se e ser batizada . Eu creio que Pedro foi ao topo da escadaria e apontou para o Mikvot quando ele falou. No verso 42 nós lemos que aqueles que aceitaram sua mensagem foram batizados e cerca de 3000 foram acrescentados ao seu numero naquele dia. O Mikvot foi suficiente para permitir aquele o número ser batizado em pouco tempo. Isto parece tranqüilamente fácil, se você considerar que isto foi um ritual onde eles estavam com a família.
Com isto, a Igreja nasceu...Jesus tinha guardado a próxima festa na ordem depois da festa das Primícias. Agora você tem a oportunidade a Festa das Semanas da mesma forma que a igreja primitiva fez. Eles receberam o Espírito Santo de Jesus, da forma que Ele prometeu. Os eventos
significantes da Vida de Jesus, SHAVUOT, morte e ressurreição, coincidiram com as Festas...
Judeus lêem a história de Rute no dia de Pentecoste, até hoje. Ela é a história de amor e devoção, e está centralizada em volta da colheita. A história também relata a união de Rute, a moabita, a mulher gentia que veio conhecer Noemi e seu DEUS , e foi aceita. No nascimento da Igreja, o caminho foi pavimentado para ambos Judeus e Gentios aceitar e serem aceitos como uma parte da Família de Deus.